Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Breve Historial do NAFAS

 

Foi em 1958 que se deram aulas a trinta e seis jovens que se inscreveram num curso para árbitros de futebol, sendo assim o primeiro curso realizado em Almada.

O Curso iniciou-se em 8 de Setembro e em 8 de Dezembro desse ano comemorou-se o seu encerramento com um jantar.

O entusiasmo era grande e ficou bem patente nas reuniões que a partir daí se foram realizando que havia a necessidade de se formar um Núcleo em Almada, para se manterem actualizados sobre aa Leis e Regulamentos que regiam o futebol na altura.

E isso aconteceu por iniciativa de Guilhermino Lemos e de Paulo Guimarães, mas naturalmente todos os que integraram o movimento, nela estiveram Jaime Costa, Carlos Neves, José da Silva, Aguiar da Costa e Francisco Ortiz. A eles logo se juntou até hoje e sem cessar o antigo árbitro e sócio nº. 1 José Luís Tavares.

Como não existia sede, as reuniões foram-se realizando em diversos locais que iam funcionando como sede do Núcleo.

Ginásio Clube do Sul, Almada Atlético Clube, Arrecadação Anexa à Fábrica de Relógios “Cousinha”, em Almada, Academia Almadense, Casa do Belenenses de Almada, Bombeiros Voluntários de Almada, Incrível Almadense, Portão Verde Futebol Clube, passando depois de modo marcante nos anos 80 pelas instalações da Casa do Povo de Corroios, no concelho do Seixal.

Graças ao empenhamento da Câmara Municipal de Almada, foi-nos cedido graciosamente, em 1990, um espaço, na Casa das Associações, situada na rua de Angola, na Cova da Piedade, onde permanecemos até aos dias de hoje e que tem vindo a ser melhorado ano após ano, tendo o Núcleo nesta data umas instalações dignas para receber quem nos visita.

O Núcleo constituiu-se personalidade jurídica por celebração notarial em 6 de Dezembro de 1990, sendo o seu registo publicado no Diário da República em 16 de Fevereiro de 1991.

Como prova de reconhecimento do trabalho desenvolvido no seio do movimento associativo, e em particular a arbitragem, a Câmara Municipal de Almada, atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Desportivo do Município, distinção honorifica que lhe foi entregue em sessão publica realizada em Almada em 27/6/2004.

Em 6 de Novembro de 2009, também a Câmara Municipal do Seixal distinguiu o nosso Núcleo com a medalha de prata de mérito desportivo do Município, em sessão pública, realizada no Fórum Cultural do Seixal.

Também devido ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, atribuiu ao nosso Núcleo o titulo de sócio de mérito, o qual foi aprovado por unanimidade e aclamação em Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 27 de Novembro de 2009, naquela instituição.

 

A última década foi marcada por diversas alterações estruturais no nosso Núcleo.

O NAFAS modernizou-se no seu aspeto físico e tecnológico.

Com a assiduidade média de árbitro por sessão a crescer, vimo-nos obrigados a aumentar os nossos espaços físicos, a nossa sede e o auditório que serve às diversas coletividades que na Rua de Angola Nº1 - Cave, coabitam.

Pretendemos garantir que este espaço, a nossa sede, cedido e melhorado com o apoio da Camara Municipal de Almada, seja cada vez mais valorizado e aproveitado demonstrando a esta autarquia que o trabalho social e desportivo realizado pelo NAFAS tem importância no município e nos seus cidadãos.

É nosso desejo que com o protocolo de utilização dos equipamentos desportivos, nomeadamente, a pista Carla Sacramento onde militam todos os árbitros do NAFAS, mas também os da FPF, que usufruem, gratuitamente, deste espaço para a sua melhoria técnica e prática se confirme por muitas épocas mantendo esta parceria importante com a Camara Municipal do Seixal.

Com o passar dos anos o NAFAS sofreu um rejuvenescimento humano, fruto de um recrutamento planeado e apoiado nas escolas e faculdades concelhias, desencadeando um desenvolvimento tecnológico inevitável.

A inserção do Núcleo nas redes sociais aproximou os associados ao NAFAS e às suas atividades diárias, obrigando a que os corpos sociais e todos os agentes de arbitragem afetos ao Núcleo e fora dele, permanecessem interligados e com maior responsabilidade social e desportiva.

O Núcleo dos Árbitros de Futebol Almada e Seixal sendo detentor do título de “núcleo mais antigo do país” preocupa-se em modernizar-se constantemente, respeitando os seus 60 anos de história, vivendo intensamente o presente e com uma visão orientada para o futuro.